A sigla ZMOT significa Zero Moment of Truth. Traduzido de forma literal: Momento Zero da Verdade. O conceito nasceu de um estudo realizado pelo Google e pela Shopper Sciences, em 5.000 empresas com o objetivo de entender o comportamento de compra dos consumidores.
Hoje quando somos estimulados a conhecer um produto ou se desejamos um serviço a primeira coisa que fazemos é pesquisar na internet a respeito. As facilidades da era digital vem mudando a jornada do cliente e novos hábitos de compra são criados.
Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na Internet’.
Este momento breve é o que está mudando as regras do marketing. É um novo momento de tomada de decisão que ocorre milhões de vezes por dia em celulares, laptops e dispositivos conectados a internet. É o momento os consumidores fazem as opções que afetam o sucesso ou o fracasso de praticamente toda marca do mundo.
Você ficaria surpreso ao saber que 70% dos americanos dizem ler análises de produtos antes de fazer uma compra?
Esses números não devem nos surpreender mais. É assim que os consumidores vivem, aprendem e tomam decisões hoje. Eles aprendem através dos resultados das pesquisas, análises de outros usuários, textos e imagens de anúncios, vídeos e até o bom e velho site oficial da marca.
Assista o vídeo oficial do Google sobre ZMOT:
https://www.youtube.com/watch?v=-Jj-ybZRxOE
O Google é responsável por mais de 90% de todas as pesquisas na internet. Por isso seus esforços iniciais no ZMOT devem ser feitos nessa plataforma.
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